Thursday 12 November 2009

11-11

Começou ontem oficialmente o carnaval. Sim, os alemães são loucos pelo carnaval e ainda antes do Natal, já andam mascarados. É estranho e parece fora de época, mas aqui é mesmo assim!

Fui a Colónia ontem em reportagem (oba, oba!) e dei de caras com uns quantos mascarados. Infelizmente não levei máquina fotográfica, mas a ideia é comer, beber e passear pela cidade com os trajes mais criativos que se conseguir vestir. Mas nem bêbados, nem com o carnaval, os alemães parecem divertir-se. E vão certinhos, caladinhos e direitinhos nos transportes.

Colónia de facto é a verdadeira cidade: metrópole barulhenta, com imenso movimento, gente sempre apressada. Bonn parece ainda sofrer com a despromoção de capital a cidade 'normal', e tornou-se numa cidade administrativa que só funciona para ser trabalhada. É um escritório gigante com horário de expediente. Dá ideia que existe uma porta algures que abre e fecha consoante o horário de trabalho das pessoas.

A reportagem correu bem. É engraçado a facilidade de comunicação dos brasileiros. Uma pessoas diz 'hoje está um dia bonito' e eles respondem logo 'nóssa Filipa, djia má-rá-vi-lhoso. Aliás, ôntem estava vindo pr'a cá e aconteceu um nêgócio qui vô txi contár!!!! Minina, cê nem imágina...' e bla bla bla bla bla whiskers saquetas.... bla bla bla...bla bla bla.

De maneiras que foram duas entrevistas simpáticas a dois brasileiros que vão ser agorinha trabalhadas...

Deu para falar de tudo e até do Natal. Depois da converseta, um passou-bem estranho: fiquei com a ideia de que o entrevistado, olhou para mim da mesma maneira que Pai Natal olha para a Mãe Natal na consoada...

Mas quem é que ainda acredita no Pai Natal???

Fui!