Wednesday 2 December 2009

Gastronomia III

No outro dia os Paus fizeram um jantar lá em casa. Quer dizer, eles jantam todos os dias, mas este foi especial, requintado, com uma toalha de mesa especial, louça quase tão boa quanto a nossa Vista Alegre, talheres de prata e copos de cristal. Os convidados, apesar de amigos de longa data também exigiam alguma formalidade. E eu adoro formalidades à mesa porque são em pequenos pormenores que vemos a educação das pessoas.
Nunca janto em casa, e daquela vez cheguei na altura em que ía ser servido o prato principal. Cumprimentei toda a gente e, porque já tinha jantado, recusei amavelmente o convite de me juntar à mesa e desejei um guten Appetit a todos. Depois dos sorrisos de simpatia e delicadeza, fui convidada para, ao menos, comer a sobremesa. Óptimo, pensei! Há sempre espaço para sobremesa. Aceitei. A Hilla disse-me que aquela sobremesa em particular era a preferida do Peter. Só podia ser boa, porque o Peter é um tipo com bom gosto, que adora o vinho português, o bacalhau português, os queijos e sabe-se lá mais o quê que tenha o carimbo tuga. Portanto a sobremesa, mesmo não sendo da minha aldeia, devia de ser, no mínimo, maravilhosa!
E a sobremesa era uma taça funda com uma bola de gelado com figos maduros e com o que me pareceu ser à média luz, pepitas de chocolate. Lambona, claro, dei logo uma colherada que apanhasse o maior número de bocadinhos de chocolate e gelado. A coisa correu bem até à primeira dentada: o chocolate sabia a tudo menos a chocolate e quanto mais mastigava mais me custava manter tudo na boca. A Hilla devia ter olhado para o meu ar desesperado e vermelhão e disse com a maior das calmas: "Esses bocadinhos são grãos de pimenta preta.... se quiseres podes deitar fora..." E antes de ter acabado a frase e sorrir, já eu estava a correr para a cozinha para me ver livre da pimenta. Mas quem é que põem pimenta na sobremesa???
Quando regressei à sala recomposta do picante (e da voz) disse que pensei que os grãos de pimentem fossem chocolate.
"Pensavas que era chocolate? ahahaha". Foi a risada total.
Como se alguma sobremesa na vida levasse chocolate! Realmente há gente mesmo parvinha! Chocolate! Ahaha